
18 nov Google lança Gemini 3 mais inteligente, útil e com ‘interfaces generativas’
O Google lançou, nesta terça-feira (18), o Gemini 3, a nova família de modelos de inteligência artificial da empresa. Multimodal e com capacidade ampliada de raciocínio, a tecnologia chega tanto ao aplicativo dedicado quanto ao Modo IA, ferramenta de pesquisa contextual integrada ao buscador da empresa.
Segundo o Google, o Gemini 3 é seu modelo de IA mais poderoso até agora. Dentro do novo conjunto de grandes modelos de linguagem (LLMs), o Gemini 3 Pro é o primeiro a ser incorporado aos produtos da companhia, disponível no app Gemini ou na busca pelo Modo IA — este último exclusivo para assinantes.
Leia mais: Superando expectativas, Gemini chega a 650 milhões de usuários
O Gemini 3 Pro é descrito pela empresa como “nativamente multimodal”, ou seja, capaz de processar texto, imagens e áudio simultaneamente, sem separar as tarefas. Na prática, essa abordagem deve resultar em respostas mais eficientes para prompts que combinam diferentes formatos de mídia.
Além disso, o Google descreve o modelo como “inteligente, conciso e direto”, evitando bajulações desnecessárias ao usuário.
Novidades do app Gemini
No aplicativo, o novo modelo chega acompanhado de outras funções. Entre elas, estão:
Interfaces generativas: o Gemini 3 passa a apresentar respostas em interfaces adaptadas às necessidades do usuário.Gemini Agent: uma ferramenta capaz de executar e coordenar tarefas de múltiplas etapas de forma autônoma.
Para testar o Gemini 3 Pro no app, basta acessar o seletor de modelos e escolher a opção “Thinking”. Existe um número máximo de interações disponíveis, mas assinantes dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra contam com limites bem mais amplos.
A atualização também traz ajustes visuais ao aplicativo. De acordo com o Google, o layout agora está “mais limpo e moderno”, facilitando o início de conversas com o chatbot.
Novidades no Modo IA
Na busca do Google, o Gemini 3 entrega respostas mais completas e contextualizadas. A empresa deu um exemplo prático:
“Imagine que você está estudando física por trás do problema de três corpos. Em vez de apenas ler sobre o assunto, agora você pode acessar uma simulação interativa, que permite manipular variáveis e observar interações gravitacionais em ação.”
Assim como no app, para usar o novo modelo no Modo IA é preciso abrir o seletor de modelo e selecionar a opção “Thinking”. Nesta primeira fase, o Gemini 3 no Modo IA está disponível apenas nos Estados Unidos, e assinantes também têm direito a limites maiores de consulta.
Novo modo “Deep Think”
Outra adição ao chatbot Gemini é o modo Deep Think. A alternativa coloca o modelo para refletir sobre a solicitação do usuário e as próprias respostas para fornecer um resultado mais preciso e que atenda exatamente o que foi pedido.
Saiba tudo: Google Maps ganha copiloto virtual com IA do Gemini
Atualmente, no Brasil, o plano com acesso a IA mais barato do Google é o AI Plus. O pacote custa R$ 25 por mês.
Quer continuar por dentro das novidades de tecnologia? Acompanhe a cobertura completa no TecMundo e não perca nossas análises, guias e reportagens especiais.