Boston Dynamics revela nova versão do robô Atlas; confira

A fabricante Boston Dynamics apresentou nesta segunda-feira (5) a nova versão do robô humanoide Atlas. Revelado durante uma conferência na CES 2026, o modelo é totalmente elétrico e pode funcionar de forma autônoma.

A atual geração do Atlas estava há mais de um ano em desenvolvimento pela companhia, que atualmente pertence ao grupo sul-coreano Hyundai. As versões anteriores viralizavam com frequência ao realizar tarefas como testes de resistência contra agressões e movimentos de parkour.

Já a versão oficializada neste ano terá um foco mais específico. O robô humanoide é voltado para trabalhar em fábricas e até já tem um emprego confirmado.

A partir de 2028, ele será usado nas linhas de produção de veículos elétricos da própria Hyundai em Savanaah, no estado norte-americano da Georgia. Até o próximo ano, novos clientes (e, portanto, patrões) do modelo serão revelados.

Conhecendo o novo Atlas

A geração repaginada do Atlas tem 56 graus de liberdade e juntas que são capazes de girar por completo. A versão atual do robô humanoide mede 1,9 metro de altura;Ele tem um alcance máximo de 2,3 metros e é capaz de levantar ou transportar cargas de até 50 kg. A bateria dele dura quatro horas;O robô é resistente ao contato com água e poeira (IP67) e pode operar até em temperaturas entre -20ºC e 40ºC;A movimentação dele pode ser realizada de três formas: de modo totalmente autônomo, com um operador usando um headset de Realidade Virtual ou a partir de um tablet;Para deixá-lo mais leve e simples em estrutura, a fabricante reduziu a quantidade de motores e tornou a estrutura intuitiva a ponto de membros defeituosos serem trocados em até cinco minutos;O gerenciamento dos robôs é feito por um software que recebe alertas dos próprios modelos. (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

A Boston Dynamics ainda anunciou uma parceria com a DeepMind, o laboratório de IA da Google — que era a antiga dona da fabricante de robôs. O novo Atlas contará com os modelos fundacionais mais recentes da nova aliada para ter “as melhores capacidades cognitivas” possíveis.

O Atlas vai aprender rapidamente novas tarefas e se adaptar a ambientes variados. Como o sistema será integrado, um modelo pode participar do treinamento e “repassar” o conhecimento para as demais unidades de forma automatizada.

A ideia da Boston Dynamics é abrir também um centro de treinamento para ensinar o robô a realizar novas tarefas manuais com o tempo e aprimorar todos os modelos com base nessas informações.

Segundo a companhia, até a recarga dele será inteligente: o Atlas é capaz de entender quando a bateria está no fim, caminhar até uma estação de recarga e fazer ele mesmo a substituição da fonte de energia.

Uma das possíveis tarefas do Atlas em fábricas. (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

Toda a parte de ensinamento e gerenciamento é feito por uma ferramenta chamada Orbit. Por meio dela, é possível ter relatórios em tempo real sobre o desempenho de cada unidade e atribuir novas tarefas.

Até o momento, não há detalhes sobre quanto cada unidade do Atlas vai custar. A empresa já vende comercialmente o robô Spot, um cachorro artificial usado também em fábricas e até para monitoramento de eventos.

Quer saber quais foram as novidades da linha Ryzen de chips na CES 2026? Confira aqui o que rolou durante a apresentação da AMD na feira!