Botão do pânico do app SP Mulher Segura ajuda na prisão de agressor

Um homem que descumpriu medida protetiva foi preso na cidade de São José do Rio Preto (SP), na segunda-feira (5), com o auxílio do aplicativo SP Mulher Segura. O flagrante ocorreu após a vítima acionar o botão do pânico disponível na plataforma desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o detido possui determinação judicial em vigor desde junho de 2025 para manter distância da mãe, após uma série de agressões. Mesmo assim, pulou o muro e invadiu a casa dela, levando a vítima a utilizar a tecnologia para se proteger.

Como funciona o botão do pânico do app SP Mulher Segura?

Conectando mulheres em situação de risco às forças de segurança, o app traz importantes ferramentas de segurança. Uma delas é o recurso acionado pela mulher de 58 anos na cidade do interior paulista, diante do medo de ser novamente agredida pelo filho.

O botão do pânico possibilita alertar às autoridades que a usuária, previamente cadastrada, passa por problemas de segurança;Quando acionado, o recurso compartilha os dados de localização da mulher com as equipes de segurança mais próximas;Isso permite que policiais ou guardas civis municipais cheguem ao local rapidamente, controlando a situação;No caso ocorrido esta semana, o homem de 31 anos foi preso por guardas municipais em poucos minutos e levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), ficando à disposição da justiça.O app SP Mulher Segura tem vários recursos para proteger as vítimas de violência doméstica. (Imagem: SSP/Divulgação)

“Uma vez que a vítima aciona esse botão do pânico no aplicativo instalado no celular, conseguimos identificar o local pelo sistema de geolocalização, o que nos permite agir em poucos minutos alertando a viatura que estiver mais próxima. Essa agilidade no atendimento da ocorrência é o fator preponderante para salvar vidas”, afirmou a delegada Cristiane Braga.

De acordo com dados da SSP, a funcionalidade foi acionada mais de 6,9 mil vezes em todo o estado, entre março de 2024 e dezembro de 2025. O app tem 37,6 mil usuários ativos, no momento, e possibilitou registrar aproximadamente 1,6 mil boletins de ocorrência.

Disponível para Android e iOS

Gratuito, o aplicativo SP Mulher Segura pode ser baixado na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS). Ele também faz registro de boletim de ocorrência online para casos de violência doméstica e reúne informações sobre serviços de proteção, apoio e acolhimento de vítimas.

O cadastro na plataforma é feito a partir da conta Gov.br, verificando se há medida protetiva ativa no nome da usuária. Se o agressor for monitorado por tornozeleira eletrônica, a plataforma cruza as informações de localização e alerta as forças de segurança se houver tentativa de aproximação.

Curtiu o conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais com os amigos.