App Outlook tem bug que impede a visualização de emails criptografados; Microsoft prepara correção

A Microsoft confirmou a existência de um bug no cliente clássico do Outlook que impede a abertura de e-mails do tipo “Encrypt-Only”. O problema afeta usuários que utilizam a versão mais recente desse cliente específico, e não a versão reformulada do aplicativo.

A falha passou a ocorrer a partir da versão 2511 (Build 19426.20218) do Outlook clássico. Ao tentar abrir uma mensagem protegida com o modo “Encrypt-Only”, o usuário se depara com o aviso de que “esta mensagem com permissões restritas não pode ser visualizada no painel de leitura até que você verifique suas credenciais”.

Leia mais: Microsoft pode demitir até 22 mil funcionários em janeiro, aponta rumor

No entanto, ao seguir o procedimento e abrir o e-mail para verificar as credenciais, o conteúdo criptografado não é exibido. Em vez disso, o Outlook mostra apenas um anexo chamado message_v2.rpmsg, sem oferecer qualquer opção para visualizar a mensagem.

Quando acontece, o bug impede a visualização do conteúdo da mensagem. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

Como o bug ocorre com todos os e-mails recebidos nesse formato, o problema tende a afetar diretamente usuários que dependem da criptografia “Encrypt-Only” em comunicações recorrentes.

Formas de contornar o problema

Segundo a própria Microsoft, o problema está sob investigação. Enquanto uma correção definitiva não é liberada, a empresa indica algumas alternativas para tentar contornar a falha.

Uma delas é alterar a forma de envio de mensagens criptografadas. Ao redigir um e-mail, é possível selecionar Opções > Criptografar e escolher as alternativas “Criptografar” ou “Não encaminhar”, em vez do modo “Encrypt-Only”.

Outra solução envolve o retorno para uma compilação anterior do Outlook clássico. Para isso, é necessário fechar todos os aplicativos do Office, abrir o Prompt de Comando e executar o seguinte comando:

“%programfiles%Common FilesMicrosoft SharedClickToRunofficec2rclient.exe” /update user updatetoversion=16.0.19426.20186  

Até o momento, a Microsoft não divulgou uma data para o lançamento de uma atualização corretiva que resolva o problema de forma definitiva.

Confira: Microsoft encerra um dos métodos mais antigos de ativação do Windows

Quer acompanhar alertas de bugs, falhas de segurança e atualizações importantes de softwares da Microsoft? Acompanhe o TecMundo no site e siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.