
08 jan ‘Doutor ChatGPT’: OpenAI lança chatbot de saúde que até lê exames
A OpenAI anunciou, nesta quarta-feira (07), o lançamento de uma nova versão personalizada da inteligência artificial (IA) da empresa. O recurso é o ChatGPT Health, um ambiente otimizado para lidar com a saúde e o bem-estar de usuários.
De acordo com a companhia, questões relacionadas a esses temas já eram amplamente discutidos com o chatbot, mas agora ele tem um espaço próprio para esse assunto — tanto do ponto de vista de atuação da plataforma quanto em segurança.
A própria companhia diz que o objetivo da ferramenta é servir de “ajuda as pessoas a terem um papel mais ativo na compreensão e no cuidado da própria saúde e bem-estar“. Até para se proteger de eventuais problemas, ela ainda reforça que isso deve ser feito sem substituir o acompanhamento de profissionais de saúde, mas como um acompanhamento.
A interface básica do ChatGPT Health. (Imagem: Divulgação/OpenAI)
O ChatGPT Health pode ser acessado em uma aba na lateral da página inicial do site ou aplicativo do ChatGPT convencional. Essa é a mesma barra em que você seleciona aplicativos, projetos e o histórico de conversas anteriores.
Por enquanto, apenas um “pequeno grupo de usuários iniciais” foi convidado para testar a ferramenta e você pode entrar na lista da espera do recurso por meio de um cadastro neste link. Não há previsão de lançamento global para o recurso.
O que o ChatGPT Health pode fazer?
O chatbot especializado em saúde da OpenAI consegue realizar várias tarefas diferentes em etapas que vão desde a preparação para consultas até o tratamento após o diagnóstico feito por um médico.
Ele pode ajudar você a se preparar para uma consulta médica, seja ao indicar o tipo de profissional para o seu caso ou fornecer tópicos e dúvidas para serem abordados no encontro;O chatbot é capaz de interpretar dados de exames antes de uma consulta, fornecendo detalhes sobre o que foi avaliado e antecipar se você pode ter algum desequilíbrio em vitaminas, por exemplo;Ele também pode fornecer dicas para aliviar sintomas sem a necessidade inicial de medicamentos, como em momentos que precedem uma consulta quando você ainda não tem a prescrição de remédios;Além disso, a IA ajuda no tratamento de condições a partir de recomendações de bem-estar, como avaliar a sua alimentação com fotos e montar dietas, sugerir exercícios físicos e outras atividades de bem-estar, como meditação.
A OpenAI garante que o chatbot foi desenvolvido em colaboração com médicos. A plataforma permite até que você conecte os seus registros médicos ou outros aplicativos de bem-estar para facilitar a leitura de dados pelo chatbot.
A empresa também criou um ambiente mais protegido para esses dados, com memórias separadas, criptografia por padrão e mais camadas de isolamento.
Quer conhecer a história completa da OpenAI e do ChatGPT? Confira esse vídeo do TecMundo!