
08 jan Millie Bobby Brown comenta final polêmico de Stranger Things
Exibido pela Netflix no dia 31 de dezembro de 2025, o episódio final de Stranger Things continua a gerar polêmicas devido a algumas decisões de seu roteiro. Um dos pontos que mais têm alimentado discussões entre os fãs é o destino reservado a Eleven (Onze), sobre o qual a atriz Millie Bobby Brown fez seus primeiros comentários públicos.
Em uma entrevista ao site Netflix Tudum, ela explicou que o destino da personagem superpoderosa está ligado de muitas formas à sua própria evolução pessoal. E, segundo ela, a decisão que a série toma reflete um momento de amadurecimento da garota superpoderosa.
O que Millie Bobby Brown falou sobre o destino de Eleven?
Eleven termina Stranger Things em sua forma mais poderosa. Imagem: Divulgação/Netflix
Segundo a atriz, a evolução de Eleven em Stranger Things é parecida com a que ela teve nos últimos anos. Enquanto no começo da série a personagem não conseguia se expressar direito, ela chega ao final da quinta temporada capaz de tomar as próprias decisões e assumir grandes responsabilidades.
Para Millie Bobbie Brown, a decisão da personagem de se sacrificar foi “linda e catártica” e algo que ela queria fazer há um longo tempo;“Eu penso que é incrivelmente importante que tudo acabe para ela, e que o sofrimento e a dor cheguem ao fim”, explicou;A atriz também destacou que a vitória sobre Vecna foi fruto de um esforço coletivo, mesmo que Eleven tenha enfrentado o vilão sozinha em certo ponto;Para completar, ela afirmou que Eleven foi obrigada a usar seus poderes de forma inédita no final de Stranger Things, em um processo que se provou bastante catártico.
O episódio final da série mostra que o destino de Eleven pode não ter sido necessariamente a morte. Para Mike (Finn Howard), a personagem pode ter feito o mundo acreditar que está morta — a única maneira que ela tem de conseguir viver uma vida que não é marcada pelo perigo ou por perseguições.
Destino de Eleven em Stranger Things segue aberto
Ao Netflix Tudum, Millie Bobby Brown também comentou sobre o final “alternativo” que é imaginado por Mike. Segundo ela, as cenas em que vemos Eleven encontrando uma nova casa são bastante valiosas e dão um novo propósito aos poderes de Kali — irmã da personagem que realmente perdeu a vida no episódio final.
Os amigos de Eleven acreditam que ela continua viva em algum lugar. Imagem: Divulgação/Netflix
“Tudo tem um propósito, e tudo está lá por uma razão”, explicou. No entanto, os próprios criadores da série afirmam que essa é somente uma das conclusões possíveis para a personagem. Para eles, cabe a cada fã decidir se a garota realmente se sacrificou ou se conseguiu a vida pacífica com que sempre sonhou.
Segundo Ross Duffer, o destino imaginado por Mike em Stranger Things é o melhor possível, porque nunca vai ser possível confirmar se ele é verdadeiro ou não. “Tudo desaba caso esse não fosse o caso. Então se essa é a narrativa, essa realmente é a melhor maneira de mantê-la viva. E é sobre Mike e todos os outros encontrarem uma maneira de superar o que aconteceu”.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!