
11 jan Instagram pede para você ignorar emails pedindo troca de senha; leak não confirmado
Tudo não passou de uma confusão, é o que diz o Instagram sobre milhares de usuários receberem emails de tentativas de redefinição de senha.
Ontem (10), a empresa de segurança Malwarebytes Labs afirmou que o Instagram sofreu um vazamento de dados que atingiu 17,5 milhões de contas. Porém, todas as indicações apontam para um vazamento ocorrido em 2024 e recirculado — o que impacta usuários que não alteraram senhas no último ano.
Diversos usuários da rede social reclamam sobre emails pedindo a troca de senha, sinalizando acesso não-autorizado em contas, desde a semana passada. O TecMundo buscou contato com o Instagram sobre o caso e não houve resposta.
Hoje (11), a empresa publicou uma nota afirmando que corrigiu “um problema que permitia que terceiros solicitassem emails de redefinição de senha para algumas pessoas. Não houve qualquer violação de nossos sistemas e suas contas do Instagram estão seguras”.
Além disso, o Instagram avisou: “Você pode ignorar esses e-mails — pedimos desculpas por qualquer confusão”.
O que vazou do Instagram?
A recirculação do material vazado via API de 2024 envolve informações como: nomes de usuário, nomes completos, endereços de email, números de telefone, endereços físicos parciais e outros dados de contato. Segundo a Malwarebytes, tudo que foi recolhido na época acabou sendo publicado nesta semana em fórum cibercriminoso gratuitamente.
Apesar do posicionamento do Instagram, de qualquer modo, é importante que usuários tenham segundo fator de autenticação ativos em suas contas — e que troquem as senhas caso tenham mais de um ano (é possível incluir o 2FA via configuração do app).