IA tornará a poupança para a aposentadoria ‘inútil’, prevê Elon Musk

Poupar dinheiro para garantir uma aposentadoria segura é algo que se tornará “inútil” em alguns anos, de acordo com Elon Musk. Para o bilionário, avanços tecnológicos como a inteligência artificial (IA) e os robôs humanoides trarão tanta abundância que o acúmulo de recursos para sobreviver será desnecessário.

Essa visão sobre o futuro das finanças foi compartilhada durante episódio do podcast Moonshots With Peter Diamandis, exibido recentemente no YouTube. Segundo o CEO da Tesla, as grandes mudanças proporcionadas pela tecnologia devem acontecer em no máximo 20 anos.

Mudanças podem provocar instabilidade social

Segundo Musk, em breve estaremos vivendo em um mundo com grande excedente de recursos, onde as pessoas não vão precisar mais economizar, podendo comprar o que quiserem. Isso acontecerá graças a uma transformação provocada pela IA, a robótica e as fontes de energia.

O magnata da tecnologia prevê que a IA superará a inteligência de todos os humanos combinados na próxima década e que a quantidade de robôs vai ultrapassar a de pessoas, provocando grandes mudanças no trabalho;Com o aumento de produtividade associado a tais avanços, a humanidade terá acesso a uma renda universal elevada, fazendo com que a associação atual entre salários, poupança e padrão de vida não tenha mais sentido;“Uma recomendação que tenho é: não se preocupem em guardar dinheiro para a aposentadoria daqui a 10 ou 20 anos. Não fará diferença”, especulou o bilionário, no podcast;Ele também afirmou que haverá “cuidados médicos melhores do que os disponíveis hoje”, por causa da IA, que também trará inúmeras possibilidades em relação à educação.Os avanços em IA devem levar a uma abundância de recursos nos próximos anos, segundo Musk. (Imagem: demaerre/Getty Images)

Mas o caminho para o futuro no qual o dinheiro perderá a relevância não será fácil. Conforme Musk, essa renda universal elevada pode causar instabilidade social como resultado de alterações profundas na relação com os recursos e o trabalho, levando a uma crise profunda de sentido.

As previsões do magnata da tecnologia surgem em meio a dificuldades de poupar enfrentadas por uma parcela considerável da população dos Estados Unidos. Pesquisa do National Council on Aging feita no ano passado aponta que a maioria dos idosos do país têm pouco ou nenhum patrimônio.

O relatório destaca, ainda, que o envelhecimento nos EUA provavelmente será marcado por uma “desigualdade cada vez maior” nas situações financeira e de mortalidade, aumentando a divisão entre os mais pobres e os mais ricos.

E você, o que pensa sobre as previsões de Elon Musk? Opine na seção de comentários, abaixo, e nas redes sociais do TecMundo.