Novo bug em atualização do Windows 11 impedia PCs de desligarem corretamente

A atualização de segurança do Windows de janeiro de 2026 causou um erro bizarro e inesperado em alguns computadores. De acordo com relatos, o bug mais grave impediu até que algumas máquinas desligassem corretamente.

Nesses casos, o PC ficava impedido de encerrar as atividades ou entrar em modo de hibernação. No lugar, ele era simplesmente reiniciado, voltando para a tela de login do usuário sem desativar de fato o aparelho.

A falha afetou somente aparelhos que tinham a Inicialização Segura ativada e ainda estavam na versão Windows 11 versão 23H2, que é uma versão bem mais antiga que a atual em termos de atualizações semestrais.

Uma segunda falha gerada pela mesma atualização de segurança atinge diretamente quem tentava utilizar programas de ligação remota, impedindo a conexão e autenticação com esse tipo de serviço. O bug foi mais amplo e envolveu usuários do Windows 11 na versão 25H2, Windows 10 na versão 22H2 ESU e Windows Server 2025.

Correção já foi lançada pela Microsoft

A Microsoft confirmou a existência os bugs e lançou uma atualização de segurança fora do planejamento convencional. O download foi disponibilizado para todos os usuários neste sábado (17) por meio dos canais oficiais do Windows 11.

O recomendado é que mesmo máquinas não afetadas por ambas as falhas instalem essa correção de emergência e mantenham os sistemas operacionais na versão mais recente possível.

Bugs em atualizações do Windows são relativamente comuns e vários casos parecidos foram registrados nos últimos meses. Exemplos incluem uma falha que travou até o Menu Iniciar em novembro e um problema crítico na inicialização identificado em junho. O caso mais grave denunciado pela comunidade, sobre uma possível inutilização de SSDs após uma atualização, foi negado pela empresa.O ano de 2026 é o primeiro em que o Windows 11 será a única plataforma com suporte por parte da Microsoft. No anterior, a companhia encerrou oficialmente o suporte para o Windows 10, oferecendo apenas uma extensão de prazo por meio de um pagamento adicional aos usuários interessados. 

Sabia que a venda de PCs disparou no fim de 2025, muito pelo fim do Windows 10 e a crescente crise de chips de memória? Leia mais sobre o tema nesta matéria!