TikTok lança novo app “PineDrama” com novelas curtas e verticais

O TikTok lançou sem alarde um novo aplicativo para dispositivos móveis. Trata-se do PineDrama, que aproveita uma grande tendência do mercado audiovisual do momento: as novelas de curta duração e exibidas com a tela na vertical.

A ferramenta está disponível para uso e download gratuitamente tanto na Google Play Store (Android) quanto na App Store (iOS). O Brasil é um dos poucos mercados que receberam o serviço até o momento, ao lado dos Estados Unidos.

O PineDrama tem novelas sem propagandas, uma curadoria pensada nos hábitos e gostos dos usuários e uma interface bastante simplificada para uso. O aplicativo guarda o seu histórico para você rever ou continuar histórias e oferece os conteúdos em alta qualidade de som e imagem.

A interface do PineDrama. (Imagem: Google Play Store/Reprodução)

É possível ainda trocar de episódios, controlar a velocidade de reprodução, alterar a tela para deixá-la mais limpa e salvar os conteúdos favoritos para acesso rápido em outro momento. A conta usada pode ser a mesma do TikTok e, ao menos por enquanto, não há qualquer indício de cobrança por conteúdo ou formas de monetização.

A ascensão dos microdramas

Apesar do lançamento recente e praticamente sem divulgação por parte do TikTok, alguns dos programas já acumulam mais de 100 milhões de visualizações;O sucesso inicial reforça o bom momento desse formato de conteúdo audiovisual: as novelas verticais ou microdramas, produções baratas em orçamento e com um roteiro bastante exagerado nas emoções e atuações;A China é um dos principais mercados dos conteúdos verticais, assim como outros países asiáticos fortes no setor. Porém, os EUA agora também já contam até mesmo com produtoras especializadas só nesse tipo de gravação;

O Kwai foi a principal rede social a popularizar esse formato no país, mas outros aplicativos específicos que funcionam como plataformas de streaming de novelas na vertical foram lançados com o tempo. É o caso dos serviços ReelShort, Dramabox e GoodShort;Até mesmo a Globo entrou nesse segmento: a Globoplay ganhou uma seção específica para esse tipo de produção e a própria emissora estreou em novembro do ano passado a primeira produção própria no formato, chamada de “Tudo por uma Segunda Chance”.

Em que ponto está a novela da venda do TikTok nos EUA? Acompanhe o desenrolar dessa história nesta matéria!