
21 jan Dell lança primeiro servidor para IA fabricado no Brasil
A Dell apresentou nesta terça-feira (20) um novo produto voltado para o setor corporativo. Trata-se do Dell PowerEdge XE7745, primeiro servidor fabricado no Brasil que é desenvolvido especificamente para aplicações de inteligência artificial (IA).
O produto foi criado em parceria com a AMD e tem como objetivo atender demandas de IA generativa, treinamento ou armazenamento de grandes modelos de linguagem (LLM), gêmeos digitais, simulações e outras tarefas pesadas.
A produção do servidor acontece na fábrica de Hortolândia, em São Paulo, e o servidor já está disponível para o mercado brasileiro. É possível encontrar mais informações sobre compra e entrar em contato com a equipe de vendas da Dell por meio do site oficial do produto.
Conheça o Dell PowerEdge XE7745
O novo servidor com fabricação nacional da Dell tem um chassi em rack de 4U com resfriamento a ar. Isso significa que ele pode ser instalado em em data centers tradicionais, sem a necessidade de refrigeração líquida;Ele pode ser equipado para trabalhar com processadores AMD EPYC de 5ª geração com até 192 cores por CPU, além de “configurações flexíveis” de GPUs PCIe, memória DDR5 de alta capacidade e armazenamento NVMe de alto desempenho”;O novo servidor fabricado no Brasil. (Imagem: Divulgação/Dell)Especificamente, o servidor tem suporte para até 8 GPUs PCIe de largura dupla e 600 W ou 16 GPUs PCIe de largura única e 75 W;A Dell garante que o servidor feito no país é voltado também para eficiência energética, governança de dados e soberania digital, por garantir maior controle de dados para a companhia. Tudo pode ser conectado ao ecossistema da marca, incluindo softwares e serviços;O consumidor pode utilizar ferramentas de segurança integradas, recursos de automatização e soluções de monitoramento da empresa, além de contratar serviços de consultoria, suporte e treinamento para uso dos equipamentos.
Depender de Azure, Google Cloud e AWS como servidores de cloud é um problema? Entenda a questão nesta reportagem!