
23 jan Diretor de Sirât, rival de O Agente Secreto, critica brasileiros no Oscar
Na última quinta-feira (22), A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de indicados ao Oscar 2026, confirmando que o Agente Secreto vai concorrer com obras como Sirât na categoria de Melhor Filme Interncacional. E o diretor do longa espanhol, Oliver Laxe, já garantiu para si a antipatia do público brasileiro.
Em uma entrevista ao canal RTVE, o diretor comentou sobre a empolgação que os fãs nacionais têm pela premiação. A declaração, que poderia passar batida em outro contexto, gerou diversas críticas devido aos termos usados por ele — que cometeu o grande crime de provocar os brasileiros na internet.
O que o diretor de Sirât disse sobre os brasileiros?
As falas de Laxe começam de forma comedida, afirmando que há muitos brasileiros na Academia e que todos são bem-vindos — mas logo em seguida elas saem dos trilhos. “Mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele”, afirmou.
A declaração foi encarada por muitos como uma forma de desmerecer o cinema brasileiro;Em 2025, o Brasil recebeu sua primeira vitória na categoria de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui;Um entusiasmo semelhante rodeia O Agente Secreto, que também concorre em outras três categorias;A declaração de Laxe rendeu diversas críticas nas redes sociais, com muitas pessoas afirmando que o melhor que ele deveria fazer é ficar quieto sobre o assunto;Como resultado, as redes sociais de Sirât foram invadidas por usuários que cobram respeito ao Brasil, bem como fazem críticas ao longa (que nem sempre são educadas).As declarações do diretor já renderam várias críticas. Imagem: Reprodução/Sirat.film/Instagram
Desde que as declarações de Laxe começaram a repercutir, o perfil oficial do filme no Instagram não recebeu nenhuma atualização. O diretor não é ativo em nenhuma rede social e, até o momento, não há qualquer sinal de que pretenda fazer uma declaração se desculpando sobre seus comentários.
Onde assistir Sirât no Brasil?
Além de concorrer com O Agente Secreto ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026, Sirât também foi indicado ao prêmio de Melhor Som. O longa-metragem já recebeu algumas exibições prévias no Brasil, mas sua estreia oficial está marcada para o dia 26 de fevereiro — e sua audiência pode ser bastante impactada pela polêmica recente.
A obra acompanha a jornada dos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, que tentam encontrar sua irmã Mar. Levando uma vida de excessos, a jovem foi avistada pela última vez em uma rave em meio às montanhas do Marrocos, na qual a dupla vai ter que lidar com os próprios limites para conseguir finalizar sua missão.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!