Musk prevê robôs humanoides superando pessoas e anuncia estreia do Optimus em 2027

A Terra terá mais robôs humanoides do que pessoas em um futuro não muito distante, quando todos os humanos terão ao menos uma dessas máquinas como assistente. É o que previu Elon Musk nesta quinta-feira (22), em participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Falando pela primeira vez em uma sessão da cúpula política e econômica realizada anualmente nos Alpes Suíços, o bilionário também anunciou que a Tesla deve iniciar as vendas do robô Optimus em 2027. Por enquanto, o humanoide tem algumas unidades em teste nas fábricas da montadora.

“Haverá mais robôs que pessoas”

Apostando na inteligência artificial (IA) e na robótica, Musk acredita que a combinação resultará em uma explosão econômica global sem precedentes. Para ele, isso levará ao desenvolvimento de máquinas avançadas, com capacidade de suprir todas as necessidades da humanidade.

Em algum momento, a produção será tão grande que a quantidade de robôs na Terra vai superar a de humanos, como prevê o CEO da Tesla;O empresário também sugere que o uso dessas tecnologias ajudará a solucionar a pobreza e a fornecer cuidados para idosos e outros públicos em necessidade;“Se existisse um robô que pudesse cuidar e proteger um parente idoso, acho que seria ótimo”, comentou, durante entrevista no Fórum;“Quem não gostaria que um robô, supondo que seja muito seguro, cuidasse dos seus filhos e dos seus animais de estimação?”, questionou, em outro momento.O robô humanoide Optimus da Tesla deve chegar às lojas em 2027, segundo Musk. (Imagem: Tesla/Divulgação)

Em relação ao Optimus, Musk disse que, por enquanto, o robô humanoide da Tesla realiza apenas tarefas simples nas fábricas de carros elétricos. Porém, os bots serão atualizados com novas habilidades até o final deste ano, assumindo atividades muito mais complexas.

Apesar dos benefícios que as tecnologias podem trazer, o homem mais rico do mundo se mostrou preocupado. De acordo com ele, é preciso ter cuidado com a IA e a robótica, para evitar que situações como as vistas no filme O Exterminador do Futuro se tornem realidade.

Carros autônomos, superinteligência e ETs

A participação de Musk no Fórum Econômico Mundial 2026 teve mais revelações, como no momento em que falou sobre os carros autônomos da Tesla. Conforme o magnata da tecnologia, o serviço de robotáxis da companhia será ampliado nos Estados Unidos até o final do ano e, em breve, pode obter autorização na Europa e na China.

O desenvolvimento da superintelingência também foi abordado na conferência, com o executivo prevendo que a IA vai superar a inteligência individual em 2026 e a coletiva em até cinco anos. Já entre os momentos curiosos, reiterou que continua não sabendo da existência de alienígenas vivendo entre nós.

O que achou das previsões de Musk sobre IA e robótica? Opine na seção de comentários da página e nas redes sociais do TecMundo.