Banco do Nordeste é alvo de ataque hacker e suspende Pix

O Banco do Nordeste suspendeu temporariamente as transações via Pix após identificar um ataque hacker em sua infraestrutura, informou a instituição financeira nesta segunda-feira (26). Segundo o banco, até o momento não há indícios de vazamento de dados nem de prejuízos a correntistas.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNBR3) afirmou ter detectado “um incidente de segurança cibernética na infraestrutura das transações Pix”. A instituição destacou que a medida de suspensão foi adotada de forma preventiva.

Leia mais: Falha no Instagram permitia ver fotos e vídeos privados sem autorização

De acordo com o comunicado, os protocolos de segurança e controle foram acionados assim que o ataque foi detectado. “Suas equipes técnicas estão trabalhando e mantendo comunicação com o Banco Central para analisar a extensão do ocorrido e restaurar as operações de forma segura”, informou o banco.

As transferências Pix continuavam suspensas no Banco do Nordeste nesta terça-feira (27). (Fonte: Etalbr/Getty Images)

Até o momento, não foram divulgados detalhes técnicos sobre o ataque. A instituição reforçou que os correntistas não foram diretamente afetados e que as movimentações irregulares ocorreram em uma conta bolsão da prestadora de serviço impactada pelo incidente.

O Banco do Nordeste afirmou que está concentrando esforços para restabelecer o Pix o mais rápido possível. Apesar disso, o serviço seguia suspenso na manhã desta terça-feira (27), conforme apurou a Folha de Pernambuco.

Comunicado do Banco do Nordeste:

Confira o comunicado do Banco do Nordeste na íntegra:

“O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNBR3) vem a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, identificou um incidente de segurança cibernética na infraestrutura das transações PIX.

Imediatamente após a identificação, a Companhia ativou seus protocolos de segurança e controle e suas equipes técnicas estão trabalhando e mantendo comunicação com o Banco Central para analisar a extensão do ocorrido e restaurar as operações de forma segura.

Não foi identificado vazamento de dados ou prejuízo às contas dos clientes, mas para uma análise mais detalhada das causas do evento e seus impactos, o serviço PIX está suspenso temporariamente.

A Companhia está focada na retomada segura das transações PIX o mais breve possível. O Banco do Nordeste reafirma seu compromisso com a segurança da informação e com a transparência e manterá o mercado informado acerca de eventuais desdobramentos desse incidente”.

Confira: Vírus profissional se disfarça de extensão do Chrome para roubar usuários

Para acompanhar mais notícias sobre segurança digital, bancos e tecnologia, siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais atualizações do setor.