
28 jan Apple Watch: notificação de hipertensão agora está disponível no Brasil
A Apple liberou, a partir desta terça-feira (27), um novo recurso de monitoramento de saúde para o Apple Watch no Brasil. A função do relógio inteligente é uma notificação que avisa sobre um possível quadro de hipertensão no usuário.
A ferramenta é capaz de alertar uma pessoa quando forem detectados sinais de hipertensão crônica. O relógio faz isso ao revisar os dados cardíacos coletados pelo próprio sensor óptico do aparelho durante períodos de 30 dias, em busca de padrões que indiquem pressão alta.
A ideia é entender “como os vasos sanguíneos respondem aos batimentos cardíacos” no seu corpo e, caso forem detectados valores altos de pressão arterial e “sinais consistentes” da doença, enviar a notificação tanto para o telefone celular pareado quanto para o próprio relógio do usuário. Os cálculos são feitos por um algoritmo que atua em segundo plano no aparelho.
A notificação exibida no celular e no relógio de um usuário. (Imagem: Divulgação/Apple)
Os relógios inteligentes compatíveis com o recurso incluem os seguintes modelos:
Apple Watch Series 9 e modelos mais novos (sem contar a versão SE);Apple Watch Ultra 2 ou Ultra 3.
O recurso pode ser ativado no item “Coração”, que está presente dentro do aplicativo de Saúde do iPhone.
Os riscos da hipertensão
Segundo a Maçã, a função foi criada com ajuda de aprendizado de máquina avançado e dados de treinamento de estudos que tiveram mais de 100 mil participantes, além de estudos clínicos que validaram o desempenho do monitoramento.
A marca reforça ainda que a pressão alta crônica é “o principal fator de risco modificável de ataque cardíaco, AVC e doença renal“, com 1,4 bilhão de adultos afetados em todo o mundo. Ela é dificilmente diagnosticada previamente por não apresentar sintomas em muitos casos e nem ser detectada com uma única medição.
O recomendado pela empresa para quem receber o aviso é registrar a pressão arterial por sete dias usando um aparelho de medição (que não seja o smartwatch, mas sim os equipamentos tradicionais para essa finalidade) e “compartilhar os resultados com profissionais de saúde em uma consulta futura“.
Quer saber qual é o melhor relógio entre o Apple Watch Series 10 ou Samsung Galaxy Watch 7? Confira este comparativo!