
28 jan Google revela sem querer o visual do Android para PC; confira o vídeo
Uma publicação acidental em um canal público de relatos de bugs do Google vazou a interface do novo sistema operacional da empresa. Trata-se de uma versão do Android que vai rodar de forma nativa e otimizada para computadores, em especial notebooks.
Os dois vídeos de pouco mais de um minuto foram publicado por um desenvolvedor e encontrados pelo site 9to5Google. Ele traz os primeiros detalhes do visual da plataforma, que ainda não foi oficialmente revelada pela empresa.
Os clipes em questão foram feitos em um Chromebook modelo HP Elite Dragonfly 13.5 para divulgar um bug no Modo Anônimo de navegação do Google Chrome. Apesar do foco bastante técnico e específico, é possível conferir alguns elementos visuais do sistema operacional.
Ambos os vídeos são muito parecidos entre si (confira o segundo por aqui) e trazem uma navegação dividida em duas telas. A build da gravação indica que a plataforma é tanto a ALOS (Aluminium OS, nome por enquanto provisório do sistema operacional) quanto o Android 16, atual versão da plataforma para dispositivos móveis.
O principal detalhe contido nos vídeos é a Barra de Tarefas no canto inferior da tela. Ela traz o ícone do chatbot de inteligência artificial (IA) Gemini e ícones para serviços nativos da empresa, como YouTube, Google Fotos e Gmail;É possível notar ainda um atalho para navegação por pastas e um menu de buscas, que deve servir tanto para documentos quanto pesquisas gerais usando o Google;O Google Chrome parece suportar extensões, algo que por enquanto só é possível no uso do navegador para desktop e não em versões mobile;Na parte superior, há ícones de status e informações como dia e hora, a situação da bateria ou da conexão Wi-Fi e o modo de seleção de idioma do sistema;O desenvolvedor ainda navega rapidamente pela Google Play Store, confirmando que o sistema operacional vai aproveitar a já populosa loja de apps e jogos do Android;
O Google já restringiu acesso a ambos os materiais e ainda não comentou oficialmente o caso.
O que exatamente é o Android para PCs?
O Aluminium OS — nome ainda não confirmado para a versão comercial — é o próximo grande projeto do Google no campo de sistemas operacionais. O objetivo da companhia com essa iniciativa é unificar o Chrome OS e o Android em um único ambiente.
Ele será baseado na experiência atual do Chrome OS, porém com novas ferramentas e a integração com recursos já existentes no Android, além de maior foco em inteligência artificial (IA). Esse é um projeto diferente do Fuchsia, hoje restrito a dispositivos da submarca Nest.
A companhia confirmou os planos repetidas vezes nos últimos meses sem fornecer detalhes ou prazos sobre o lançamento. O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, foi uma das figuras da indústria que disse ter visto a plataforma e achou ela “incrível”. Atualmente, o Chrome OS é restrito para os Chromebooks, mas qualquer notebook pode instalar a versão limitada (“Flex”) da plataforma.
Para além das mudanças na experiência para PC, a empresa estuda algumas alterações visuais no Android 17. Saiba mais sobre elas nesta matéria!