Nubank vai operar como banco nos Estados Unidos

O Nubank recebeu autorização do Escritório do Controlador da Moeda dos Estados Unidos (OCC) para operar como banco no país, conforme anúncio feito na quinta-feira (29). A solicitação havia sido feita pela instituição financeira em setembro do ano passado.

“Esta aprovação não é apenas uma expansão da nossa operação; é uma oportunidade de provar nossa tese de que um modelo digital-first, centrado no cliente, é o futuro dos serviços financeiros globais”, afirmou o CEO da Nu Holdings, David Vélez, em comunicado. Ele também ressaltou que a fintech continua focada no Brasil, México e Colômbia, seus principais mercados.

Quando o Nubank começará a operar nos EUA?

Depois de obter a licença do órgão regulador para criar o “Nubank, N.A.”, o banco digital parte para a fase de organização da nova empresa, devendo cumprir condições específicas do OCC. Também será necessário conseguir aprovação de outros dois órgãos americanos.

A instituição financeira agora tentará autorização junto à Corporação Federal Asseguradora de Depósitos (FDIC) e ao Federal Reserve, o banco central dos EUA;Nessa etapa, a empresa prevê capitalizar a instituição em 12 meses e abrir o banco em até 18 meses, seguindo as exigências dos reguladores locais;Os negócios do Nubank nos EUA serão liderados pela cofundadora da fintech, Cristina Junqueira, que passou a morar no país para acelerar o desenvolvimento da operação;Ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto também fará parte da empresa, atuando como Presidente do Conselho de Administração.O Nubank deve começar a oferecer cartão de crédito e outros serviços nos EUA em breve. (Imagem: Nubank/Divulgação)

“Receber a aprovação federal para uma licença de banco nacional é um passo significativo em nossa jornada para nos tornarmos uma instituição regulamentada sólida, em conformidade com as normas e competitiva nos EUA”, afirmou Junqueira. Ela disse, ainda, que as mesmas experiências já conhecidas pelos 127 milhões de clientes serão oferecidas no país.

O banco do Nubank nos EUA deverá disponibilizar serviços como contas de depósito, cartão de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais. A companhia planeja estabelecer hubs estratégicos em Miami, no norte da Virgínia e no Research Triangle da Carolina do Norte.

Que tal ler outras notícias sobre o Nubank no TecMundo? Nesta matéria, trazemos mais detalhes sobre a regra que pode fazer o banco mudar de nome.