
30 jan Samsung melhora segurança do Care+ após contato do TecMundo
A Samsung adicionou uma camada de segurança no Care+, programa de cobertura para dispositivos, após contato do TecMundo. Agora, clientes da marca sul-coreana registrados no Care+ precisam incluir um email de autenticação para visualizar os dados da conta.
O TecMundo recebeu um email do leitor Bruno Meirelles no dia 20 de janeiro. Ele havia comprado um Galaxy ZFold 6 via Troca Smart e assinado o plano Care+. Ao acessar as configurações do aparelho, que chegou formatado, Meirelles foi capaz de acessar dados cadastrais do proprietário antigo.
Ao TecMundo, a Samsung reforçou que o caso foi isolado e, três dias após o contato, adicionou uma camada de segurança extra no Care+. Em posicionamento oficial, comentou: “A Samsung mantém um compromisso inabalável com a privacidade e a segurança dos dados de seus consumidores. Após uma investigação minuciosa, este caso isolado foi resolvido de forma conclusiva e medidas de segurança robustas seguem firmemente em vigor. A empresa se mantém em total conformidade com toda a legislação de proteção de dados aplicável”.
Dias depois, durante apuração do caso e camada de segurança extra colocada para clientes Care+, a empresa enviou outro posicionamento:
“A Samsung informa que o acesso à apólice Samsung Care+ é feito por meio de um processo de autenticação que exige o endereço de e-mail do titular da apólice. Apenas as informações necessárias para a verificação da apólice estão disponíveis, em conformidade com as leis e regulamentos. A empresa reitera seu compromisso inegociável com a privacidade e a segurança dos dados de seus consumidores e afirma que medidas de segurança robustas estão firmemente em vigor. A empresa também enfatiza que permanece em total conformidade com toda a legislação de proteção de dados aplicável”.
Acesso ao Care+ (Fonte: Bruno Meirelles/TecMundo)
O que é o Samsung Care+?
O Care+ é um programa que oferece cobertura para reparos sobre dispositivos da Samsung por meio de especialistas. Os valores partem de R$ 1 mil.
O programa pode ser comprado no momento da aquisição do smartphone ou até 30 dias após a compra do aparelho.
Qual era o problema do Samsung Care+?
Anteriormente, o programa da Samsung atrelava os dados do proprietário ao IMEI do dispositivo. O IMEI (International Mobile Equipment Identity) funciona como um código de registro único de cada aparelo.
Dessa forma, bastava ao usuário do programa tocar na área dedicada dentro do sistema operacional para visualizar as informações cadastrais.
Agora, os dados de clientes Care+ estão atrelados diretamente ao email, como uma camada adicional de segurança.
Autenticação não é luxo, é obrigação
Usar um fator autenticador para as contas não é mais um luxo de aficionados. É importante que usuários de internet e aparelhos, ou seja, praticamente todos nós, façamos o uso de autenticadores.
Ter o email como autenticação é uma boa camada para contas sem o fator. Contudo, o TecMundo recomenda também a utilização de segundo fator de autenticação para todos os serviços e contas, como email, apps mensageiros, redes sociais e apps bancários. Para isto, você pode usar aplicativos como Google e Microsoft Authenticator, e o Authy.