Samsung confirma fim das atualizações para a linha Galaxy S21

Após alguns rumores de que os Galaxy S21 não receberiam mais atualizações, uma publicação da Samsung parece ter confirmado isso. Uma postagem sobre atualizações de segurança de fevereiro não coloca nenhum celular dessa linha como possível de receber updates, indicando que o fim de ciclo do produto está bem próximo.

No lançamento do aparelho em 2021, a Samsung prometeu cinco anos de atualizações de segurança, que parecem ter se encerrado em janeiro. Assim, a expectativa é que os Galaxy S21 base, Galaxy S21+ e o Galaxy S21 Ultra não recebam mais nenhum update, a menos que a Samsung abra alguma exceção no futuro.

Confira: Veja como será recurso do Android que mostra se o smartphone foi hackeado

Em janeiro esses celulares receberam o update “G99xNKSSCHZA5”, considerado o último para a linha. A atualização corrige alguns problemas do aparelho e, principalmente, brechas que podem servir como porta de entrada para cibercriminosos implantarem malwares e arquivos maliciosos.

Estética mais “vintage” dos S21 é valorizada pelos fãs (Imagem: TecMundo)

O fato dos Galaxy S21 não receberem mais atualizações não significa que esses aparelhos vão parar de funcionar. A utilização dos produtos continuará da mesma forma, mas eles ficarão mais propensos a se tornarem alvos de criminosos, visto que os escudos de proteção mensais da Samsung estão mais fracos, dado o fim dos updates.

Qual celular topo de linha comprar em 2026?

O Galaxy S21 teve lançamentos mistos em 2021, e é o último dispositivo com uma escolha de design mais antiga. Internamente, os aparelhos da linha ainda dão conta do recado para quem precisa de um bom celular, mas a falta de atualizações pesa a favor da compra de um novo dispositivo mais robusto e seguro.

Modelos como os Galaxy S24 e talvez os S25 podem ter uma estabilização de preços nos próximos meses;No fim de fevereiro a Samsung deve anunciar os Galaxy S26, mas que chegarão com preços altos por serem lançamentos;O S26 Ultra deve trazer mudanças imponentes em design e principalmente na tela, que terá tecnologia de privacidade;Nas câmeras, o modelo Ultra deve manter a mesma configuração da atual geração, com sensor ISOCELL HP2 de 200 megapixels;Para o carregamento, a companhia deve substituir o suporte de 45W para um novo carregador de 60W vendido separadamente;Desde 2021 o mercado de smartphones mudou bastante, e hoje muitas empresas chinesas oferecem ótimos produtos;Aqueles que buscam um topo de linha podem encontrar no Xiaomi 17 Ultra o dispositivo ideal;Quem deseja novos ares pode encontrar isso nos iPhone 17, que mudaram de visual e foram os celulares mais vendidos de 2025.

Após alguns anos de sucesso, a linha do Galaxy S21 se prepara para a aposentadoria, justamente poucas semanas até o anúncio dos Galaxy S26. No ano que vem, a expectativa é que o Galaxy S22 também receba seu último update de atualização.

O Galaxy S26 Ultra promete novidades importantes para a linha, e todas as especificações dos modelos já vazaram. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.