
09 fev ChatGPT começa a exibir publicidade para usuários; confira
O ChatGPT começará a exibir anúncios a partir desta segunda-feira (09) para usuários maiores de idade nos planos gratuitos e do plano Go. Quem assina os planos Pro, Business, Education e Enterprise não verá propagadas na inteligência artificial (IA).
A inclusão de anúncios no ChatGPT foi anunciada oficialmente em meados de janeiro de 2025. De acordo com a OpenAI, os anúncios “não influenciam as respostas que o ChatGPT oferece”.
“Nosso objetivo é que os anúncios suportem acesso mais amplo a recursos mais poderosos do ChatGPT, mantendo a confiança que as pessoas depositam no ChatGPT para tarefas pessoais e importantes. Estamos começando com um teste para aprender, ouvir e garantir que a experiência seja correta”, acrescentou.
Leia mais: OpenAI lança Frontier, uma plataforma para gerenciar agentes de IA
Ainda de acordo com a OpenAI, os anúncios ajudarão a financiar a versão gratuita do app, além de permitir melhorias de qualidade da aplicação.
Além de assinar os planos pagos, quem não quiser anúncios poderá desativar as propagandas no plano gratuito em troca de menos mensagens diárias grátis.
Retorno financeiro
Segundo uma fonte ouvida pelo veículo CNBC, a OpenAI projeta que os anúncios devem representar mais da metade dos lucros da empresa no longo prazo.
No comunicado em que anuncia a novidade, a OpenAI pontua que “os anúncios são projetados para respeitar sua privacidade. Os anunciantes não têm acesso aos seus chats, histórico de chat, memórias ou detalhes pessoais. Os anunciantes só recebem informações agregadas sobre como seus anúncios funcionam, como número de visualizações ou cliques”.
Os anúncios do ChatGPT serão exibidos na parte de baixo da tela e devidamente identificados como publicidade. (Fonte: OpenAI/Reprodução)
Nada de anúncios no Brasil agora
A OpenAI explicou que, por enquanto, os anúncios só aparecerão para usuários do ChatGPT nos Estados Unidos. Por enquanto não há previsão da chegada da novidade no Brasil.
Confira: OpenAI faz US$ 1 bilhão só com “empréstimo” de tecnologia para clientes
Quer acompanhar de perto as principais mudanças no ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia? Siga o TecMundo no Instagram, X, Facebook e YouTube e fique por dentro das novidades.