
10 fev iPhone 18 Pro e Galaxy S27 terão melhoria importante na câmera, apontam rumores
Samsung e Apple podem inserir câmeras primárias nos Galaxy S27 e iPhone 18 Pro com abertura variável, segundo alguns rumores. Informações do site ET News indicam que a funcionalidade chegará ao ecossistema da Samsung, enquanto o insider Digital Chat Station sugere o lançamento do recurso para a linha de celulares da Apple.
Os rumores de que a Apple traria uma câmera com abertura variável para o iPhone 18 Pro não são tão recentes, e o analista da indústria Ming Chi-Kuo já havia reportado sobre o recurso em 2024. A nova informação agora aponta que essa tecnologia já é testada no próximo iPhone, que também pode receber uma teleobjetiva com abertura de lente maior.
Do lado da Samsung, a expectativa é que o Galaxy S27 receba essa função, mas é algo que ainda está na fase de testes. O veículo explica que a companhia pediu para suas parceiras desenvolverem os componentes para testes: a Samsung Electro-Mechanics e a MCNEX seriam as responsáveis pela produção.
Abertura variável é uma tecnologia pedida há anos pelos fãs de smartphones entusiastas para fotos (Imagem: TecMundo)
Seja como for, a tecnologia de abertura variável ainda está em fase de testes, e por mais que esses celulares estejam até 12 meses distantes, é possível que o recurso não seja lançado ainda. Testes responsivos demoram bastante, e uma tecnologia assim não é fácil de desenvolver em um espaço tão compacto quanto o de um smartphone.
O que é a abertura variável e sua importância?
A abertura variável corresponde a capacidade de uma lente em alterar fisicamente o tamanho de sua abertura. Essa abertura significa a passagem usada pela luz para chegar ao sensor do dispositivo, então nesses equipamentos o usuário tem muito mais controle da iluminação.
Nos smartphones, é normal que as câmeras tenham abertura fixa por conta do pouco espaço físico para o componente abrir e fechar;Os custos envolvidos nessa implementação também são altos, então o amadurecimento da tecnologia em celulares é lento;Com o controle da luz é possível ter fotos melhores em locais com baixo índice de luminosidade sem que a imagem fique granulada;A abertura é registrada pelo termo “f” e um número em seguida, como f/1.5 e f/2.4;Essa abertura também consegue controlar a profundidade de campo, ou seja, o nível de foco da imagem;Aberturas maiores criam maior desfoque de fundo, mas como estão abertas demais, precisam ser compensadas para evitar superexposição;Quando a abertura é menor, a cena fica mais nítida e sem o desfoque, mas é necessário compensar com mais luz para a imagem não ficar escura;No iPhone 18 também há rumores de que a Apple pode inserir sensores multiespectrais no aparelho.
Considerado como o celular com a melhor câmera do mundo, o Huawei Pura 80 Ultra possui a tecnologia de abertura variável. No passado, a Samsung chegou a usar o recurso nos Galaxy S9 e S10 com possibilidade de escolher entre (f/1.5) e (f/2.4), mas a tecnologia foi abandona.
Aliás, nós testamos o Huawei Pura 80 Pro e o aparelho impressiona muito pelo conjunto de câmeras absurdo, mas custa caro demais para o que oferece. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.