Apple corrige falha de segurança que afeta iPhones, Macs e outros aparelhos

A Apple lançou uma atualização de segurança para corrigir uma vulnerabilidade de dia zero que afeta praticamente toda a linha atual de eletrônicos da marca. Na última quarta-feira (11), foram disponibilizadas novas versões para as plataformas que rodam em celulares, tablets, computadores, relógios digitais e até no headset de conteúdo imersivo da marca.

A vulnerabilidade em questão é a CVE-2026-20700, denunciada pela primeira vez pelo grupo de cibersegurança da Google. Os especialistas detectaram um problema de dados corrompidos no editor dinâmico de vínculos da Apple, o dyld, que atua no carregamento de várias partes do sistema.

Invasores mal intencionados e com privilégios de escrita na memória do aparelho podiam explorar essa falha para realizar a execução não autorizada de códigos nos aparelhos.

A própria Apple confirmou a brecha e também que ela “pode ter sido explorada em um ataque extremamente sofisticado contra indivíduos específicos” em versões antigas do sistema, sem detalhar exatamente qual foi a ocorrência. Mais detalhes podem ser conferidos na página do suporte da empresa.

Atualize já o seu dispositivo da Apple

A recomendação é de que usuários de aparelhos modernos da Maçã e que ainda estejam aptos a receber atualizações de sistema operacional façam o download da nova versão o quanto antes para evitar dores de cabeça com uma possível invasão. As plataformas que receberam a correção de segurança são as seguintes:

iOS 26.3 e iPadOS 26.3 — iPhone 11 ou superior, iPad Pro (12,9″) de 3ª Geração ou superior, iPad Pro (11″) de 1ª Geração ou superior, iPad Air de 3ª Geração ou superior, iPad de 8ª Geração ou superior e iPad mini de 5ª Geração ou superior;macOS Tahoe 26.3;tvOS 26.3 — qualquer Apple TV HD e Apple TV 4K;watchOS 26.3 — Apple Watch Series 6 ou superior;visionOS 26.3 — qualquer Apple Vision Pro.

Além disso, outras plataformas já datadas também receberam na mesma data uma atualização que corrige uma série de outras vulnerabilidades:

iOS 18.7.5 e iPadOS 18.7.5 — iPhone X ou XS, iPhone XS Max, iPad de 7ª Geração;macOS Sequoia 15.7.4 e Sonoma 14.8.4;o navegador Safari 26.3.

As vulnerabilidades de dia zero ou zero-day exploits são falhas de segurança que ainda não são conhecidas pela empresa dona de softwares, hardwares ou serviços digitais. Até por isso, é possível que ao menos um ataque bem sucedido seja realizado nesses casos até que uma atualização de segurança corrija a brecha.

Continue informado sobre notícias e novidades do universo da cibersegurança na seção especial sobre o tema dentro do site do TecMundo!