Nvidia irá anunciar chip “que vai surpreender o mundo”

A Nvidia irá anunciar um novo chip “que vai surpreender o mundo” em março, segundo o próprio CEO da gigante. Durante uma entrevista ao site The Korea Economic Daily, Jensen Huang revelou que sua apresentação na GTC (GPU Technology Conference) terá algumas surpresas empolgantes.

“Um chip que surpreenderá o mundo será revelado na GTC no próximo mês”, explicou Huang ao ser questionado sobre os planos da Nvidia. A fala ocorreu em uma entrevista não agendada pelo veículo e o CEO deu carta-branca para o repórter perguntar “o que quiser”. Se considerarmos que Huang é o executivo mais badalado da década, essa é uma oportunidade raríssima.

O mandatário não deu tantas pistas sobre qual será esse chip, mas temos algumas suspeitas fortes. Como o chip será um produto inédito, pode ser que a Nvidia revele alguma variante da linha Rubin, como uma versão refinada da poderosa Rubin CPX lançada em setembro do ano passado e com 30 petaFLOPs de computação.

Geração Vera Rubin é a mais poderosa da Nvidia para computação extrema (Imagem: Nvidia)

Caso a Nvidia queira realmente causar uma impressão forte no mercado, um teaser da futura geração de aceleradores Feynman não está descartado, mas é improvável. Essa próxima geração pode chegar com transistores de apenas 1,6 nm e há rumores de que haveria até algum tipo de ajuda por parte da Intel.

“Não estamos em uma bolha”, diz Huang

Seja com a linha Rubin, Feynman ou outra tecnologia, a Nvidia vem forte para a GTC e Jensen Huang minimiza críticas sobre inteligência artificial. O CEO da companhia reafirma que não estamos em uma bolha econômica causada pela IA, mas sim no início do “maior projeto de infraestrutura da humanidade”.

Huang também comentou sobre a estreia relação da companhia com a fabricante de memórias SK Hynix e sua “estreita colaboração”;Especialistas acreditam que memórias HBM4 de 6ª geração da SK Hynix devem resolver o gargalo computacional da próxima geração da Nvidia;O executivo também enfatizou que sua empresa continuará realizando investimentos massivos em todas as infraestruturas de IA;Um exemplo dessa estratégia é a receita aquisição de tecnologias essenciais da Grok no ano passado;Questionado sobre investimentos em empresas como Anthropic e OpenAI, Huang se esquivou da pergunta;Em outras oportunidades, Huang já comentou que ataques contra as IA prejudicam os avanços nesse setor.

Pelas falas de Huang, a Nvidia tem um anúncio de peso e que deve chacoalhar a indústria de IA. Essa revelação irá acontecer entre 16 e 19 de março na Califórnia. Vale notar que a GTC é um evento nichado e focado em desenvolvedores e aplicações profissionais, então não devemos esperar por novidades da linha GeForce RTX.

Nós testamos a GeForce RTX 5060 de 8 GB recentemente e o modelo tem boa capacidade para rodar games em Full HD, mas o preço começa a apertar. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.