
20 fev iPhones, Apple Watches e MacBooks sem nota fiscal são apreendidos no Ceará
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande carga de eletrônicos e outros produtos transportados ilegalmente na BR-116, na cidade de Chorozinho (CE), na quarta-feira (18). iPhones e MacBooks estavam entre os itens.
Parte da Operação Carnaval 2026 da coroporação, a ação também resultou na apreensão de medicamentos utilizados como emagrecedores e anabolizantes que, assim como os dispositivos da Apple, não tinham nota fiscal. Os policiais prenderam três homens em flagrante, encaminhados à Polícia Federal.
Itens transportados em compartimentos ocultos
A apreensão dos iPhones, MacBooks e os demais itens sem documento fiscal aconteceu quando os agentes da PRF abordaram um Hyundai HB20 que trafegava pela rodovia. Ao verificar os ocupantes, eles encontraram vários eletrônicos de forma aparente.
Realizando uma busca minuciosa no carro, os policiais descobriram compartimentos ocultos onde estavam mais mercadorias sem origem definida;Nesses espaços, foram encontradas centenas de unidades de anabolizantes populares, como Durateston e Deca;Dezenas de frascos e cartelas de outras substâncias hormonais também estavam nas áreas ocultas do veículo;Medicamentos vendidos como emagrecedores, incluindo canetas injetáveis para perda de peso, são outros produtos localizados pelos policiais na ação.Parte dos eletrônicos e medicamentos apreendidos estava em compartimentos ocultos do carro. (Imagem: PRF/Divulgação)
Em relação aos eletrônicos, a PRF apreendeu 25 iPhones, dois MacBooks e dois Apple Watches, bem como um relógio importado de marca não especificada e outros itens. Os aparelhos da Apple não tiveram os modelos revelados.
Os celulares, notebooks e relógios seriam transportados até Fortaleza, onde seriam revendidos. Os medicamentos, muitos deles fora de suas embalagens originais, teriam o mesmo destino, segundo a corporação.
Produtos foram comprados no Paraguai
O trio preso durante a abordagem informou aos policiais que os produtos transportados para o Ceará foram adquiridos em Ciudad del Este, no Paraguai. O motorista, que receberia R$ 6 mil pelo trabalho, estava acompanhado de dois passageiros, um deles com antecedentes.
Conforme a PRF, os homens deverão responder pelos crimes de contrabando e descaminho. O primeiro diz respeito à importação ou exportação de produto proibido no Brasil, enquanto o segundo envolve a sonegação fiscal de mercadorias importadas ou exportadas.
Siga acompanhando o TecMundo e fique por dentro das notícias mais recentes de tecnologia.